As Vantagens de Ser Invisível – Stephen Chbosky

8 jan

As Vantagens de Ser InvisívelEditora: Rocco

Sinopse: Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras – são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.

Esse livro foi uma experiência incrível. Comecei a ler, por curiosidade e ao mesmo tempo por procurar um livro “leve”, com o intuito de curar uma ressaca literária. Mas, um livro “leve” é uma classificação muito injusta para esta obra magnífica.

O volume é descrito por cartas, contando as experiências de vida do protagonista e este as endereçando ao leitor. Enquanto você vai virando as páginas, vivenciando as experiências com Charlie, pelo ar de realidade que a história nos faz experienciar. Este jovem tem 15 anos, e desde cedo presenciou circunstâncias em sua vida, tais como: sofrimento familiar, estupro, agressões, entre outras coisas, que deixaram profundas marcas em sua psique. Entretanto, a forma com que ele relata essas situações, me fez questionar se ele tinha traços psicóticos, ao mesmo tempo em que entrava em conflito comigo mesma, já que ele se questionava pelos comportamentos dele.

Foi uma leitura estranha e ao mesmo tempo estimulante. Não pude deixar de lembrar e comparar com “O apanhador no Campo de Centeio”, meus sentimentos ao ler este último foram diversos, e confusão foi uma delas, mas a história vivenciada por Charlie, mesmo me remetendo a literatura supracitada, foi diferente, pois, o autor teve o cuidado de fazer com que as indagações sobre as circunstâncias da vida apresentada pelo autor, não tinham necessariamente uma resposta, mas, fazia ele compreender e aceitar as escolhas das pessoas, mesmo que compreender trouxesse preocupações e gerasse sofrimento a ele.

― Ele é invisível.
E Bob assentiu com a cabeça. E todos no porão fizer o mesmo. E comecei a ficar nervoso como Bob, mas Patrick não me deixou ficar nervoso demais. Sentou-se do meu lado.
― Você vê as coisas. Você guarda silêncio sobre elas. Você compreende.

Momentos como estes apresentando no enredo, nos faz refletir sobre fatos corriqueiros do dia a dia, que muitas vezes não damos importância, mas que no fundo nos deixam marcas. “Observar e prestar realmente atenção, não ser apenas um observador da vida, mas ser participante dela”.

“tenho muito interesse e fico fascinado em ver como as pessoas se amam, mas não gostam realmente umas das outras”.

Se você está procurando um livro que foge do sobrenatural, que te faça refletir e ao mesmo tempo questionar a si mesmo sobre a forma como você vivencia sua própria, essea leitura é uma grande indicação.

“Quando estava indo para casa, só conseguia pensar na palavra “especial”. E pensei que a última pessoa que me disse isso foi a tia Helen. Foi muito bom ter ouvido isso novamente. Porque eu acho que todos nós nos esquecemos às vezes. E eu acho que todo mundo é especial à sua própria maneira. É o que eu penso”.

Excelente leitura!!!!

Angelita Silva

Essa resenha foi escrita pela leitora – e quase uma escritora do blog – Angelita Silva.

Ang, vira realmente uma escritora aqui no blog mulher! Você tem futuro! rsrs… ^^

Beijos e até a próxima Obsessão!

2 Respostas to “As Vantagens de Ser Invisível – Stephen Chbosky”

  1. Angelita janeiro 8, 2013 às 3:26 pm #

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Yasmin, recadinhos na publicação e tudo é mulher!!!!! Tu és uma figura!!!!

Deixe um comentário

